Como não ser hackeado no Facebook e e-mail

Como não ser hackeado, ou evitar ataques de engenharia social?

Primeiro vamos entender o que é Engenharia Social…

O que é Engenharia Social?

São as práticas utilizadas para obter acesso a informações importantes ou sigilosas por meio da enganação ou exploração da confiança das pessoas. Para isso, o golpista pode se passar por outra pessoa, assumir outra personalidade, fingir que é um profissional de determinada área, etc. É uma forma de entrar em organizações que não necessita da força bruta ou de erros em máquinas. Explora as falhas de segurança das próprias pessoas que, quando não treinadas para esses ataques, podem ser facilmente manipuladas.

Para saber mais sobre este assunto clique aqui.

Segurança em redes sociais

Como evitar que acessem o meu perfil?

As frases mais conhecidas que surgem são: fui hackeado, entraram no meu Facebook… apagaram algumas postagens minhas… postaram coisas horríveis ao meu respeito… Mas neste caso, não alteraram a senha. Então, você deve ter deixado o seu perfil aberto em algum lugar.

Sempre que acessar o seu perfil em lugar diferente, mesmo confiando no dono do dispositivo em que fez o acesso é sempre bom lembrar de fazer o logout(clicar em sair). Por que? Pode haver uma outra pessoa por perto querendo fazer alterações de mau gosto em sua rede.

Tomando este cuidado,…

Como aumentar a segurança de acesso ao meu perfil?

  • Senha

Nunca usar senhas com datas de aniversário e nomes. É aconselhável ter uma senha com letras e números. Melhor ainda se for letras(maiúsculas e minúsculas), números e outros caracteres(/*-+!@#$%*), exemplo: M1nhA-$3nh@

  • Pergunta secreta

Não usar perguntas secretas do tipo: Qual foi o seu primeiro professor, ou primeiro amigo de infância, pois os mesmos serão fáceis de descobrir. É aconselhável criar perguntas que só você saberá a resposta.

Como evitar que acessem o meu e-mail ou perfil mesmo a pessoa sabendo a minha senha?

  • Facebook

Só servirá para aqueles que portarem celular que receba SMS. Aconselhável em locais que tenham sinal de sua operadora(Claro, Vivo, Tim, ou Oi) para receber o código de acesso por SMS.

Como fazer isso?

Acesse o seu perfil Facebook, Depois Configuração da Conta > Segurança, ou acesse o link direto: https://www.facebook.com/settings?tab=security&view

Em Aprovações de Login, clique em Editar, selecione “Solicite um código de segurança sempre que um computador ou dispositivo desconhecido tentar acessar minha conta.” e clique em Salvar alterações. Para isso, você terá que ter o seu número de celular cadastrado em sua conta.

  • E-mail

Qual é o e-mail mais seguro da atualidade? A resposta é Gmail.

Se não tiver uma conta Gmail, crie a sua em www.Gmail.com. É muito simples!

Vamos configurar para aumentar a proteção.

Em “Centro de segurança” https://www.google.com/settings/security ative a opção “Confirmação em 2 passos”. Para isso é necessário possuir um celular para receber o SMS com o código de acesso, ou um telefone fixo para receber o mesmo, mas com mensagem de voz. Lembrando que será pedido em todos os lugares que você fizer acesso. Se você quiser fazer acesso à sua conta em um lugar que seu celular não funcione, lembre-se que quando ativa esta opção é gerado um códigos de segurança imprimíveis. Imprima e mantém em lugar seguro. Não pode esquecer que os códigos de segurança imprimíveis que você usar, não será mais permitido em outro acesso.

  •  MSN

No MSN não é possível ativar a opção de acesso em 2 passos, mas podemos tomar alguns cuidados:

Ao criar a conta, em e-mail alternativo, ou de recuperação, coloque um e-mail seguro, de preferência da Gmail. Tome cuidado em perguntas e respostas secretas. Lembrando, as mesmas deverão ser secretas.

 

Nunca forneça a sua senha para ninguém, ou evite fornecer via rede social ou e-mail, onde outros poderão fazer acesso.

Comentar por Facebook

2 comentários sobre “Como não ser hackeado no Facebook e e-mail

  1. No atual ambiente de TI de segurança, arquivos e serviços são muitas vezes protegido por senha. Em certas situações, é necessário para obter acesso a arquivos e / ou dados, mesmo quando eles são protegidos e a senha é desconhecida.

  2. No .NET Framework, a segurança de acesso de código limita o acesso que o código tem a recursos e operações protegidos.Todos os aplicativos que acessam o Common Language Runtime devem interagir em tempo de execução com o sistema de segurança.Quando um aplicativo é executado, ele é avaliado e é fornecido um conjunto de permissões em tempo de execução automaticamente.Dependendo das permissões que o aplicativo recebe, ele é executado corretamente ou gera uma exceção de segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *